Episódio: A Cuca Vai Pegar (1977)


Antes de mais nada...

Passada a euforia da loucura criativa de Wilson Rocha e Paulo Afffonso Grisolli, os episódios do Sítio do Picapau Amarelo passaram a ter historinhas fechadas em 20 capítulos, e algumas com 30 capítulos. O formato assim ficou definido. Mas essas não foram as únicas mudanças. Na verdade o Episódio anterior,O Picapau Amarelo, só obteve tal denominação após o início da segunda historinha. Não havia vinheta de abertura das histórias quando foi ao ar a primeira aventura da turma do Sítio do Picapau Amarelo. A primeira vinheta de chamada dos episódios nasceu no Episódio A Cuca vai Pegar.

Caverna da Cuca( Episódio A Cuca Vai Pegar(1977)

Primeira vinheta

Como já dissemos, a primeira vinheta de chamada dos episódios na abertura do Sítio foi a do Episódio A Cuca vai Pegar. Isso anaugurou uma forma de apresentar as histórias de Lobato que perdurou até pouco tempo. Na atual adaptação do Sítio, por exemplo, durante a primeira temporada(2001-2002) os episódios preservaram as chamadas dos episódios. Na segunda temporada(2003), apenas o Episódio Zumpílion teve chamada de abertura, embora não houvesse narração( neste episódio, algums cenas do Sítio eram exibidas e o nome do episódio Zumpílion aparecia na diagonal em forma ondulada. Contudo, essa vinheta só apareceu no primeiro capítulo do episódio).
Com o Episódio A Cuca vai pegar a narração "Sítio do Picapau Amarelo apresenta..." sempre apresentava após pouco mais de um mês de exibição uma nova historinha.


O Episódio

Baseado no livro O Saci, esse episódio conta a historinha na qual Narizinho passeia pela mata, quando de repente é surpreendida pela Cuca, que a transforma em pedra, prometendo acabar com todos do sítio.
Pedrinho, com a ajuda do Saci vai até a gruta da bruxa a fim de salvar sua prima e todos que foram enfeitiçados. Usando o pingo d'água na testa, única dor temida pela Cuca, o menino consegue a informação necesária para desfazer o feitiço:  pegar um fio de cabelo da Iara para acabar com a maldade da Cuca. No final, o plano de Pedrinho e do Saci dá certo e tudo volta ao normal.

A Cuca....uma tendência das adaptações.

O Episódio, A Cuca Vai Pegar inaugurou uma tendência que será seguida por todas as adaptações vistas até hoje. A personagem, nos livros de Lobato, aparece somente em um livro - O Saci. Contudo, na adaptação dos anos de 1970 a Cuca sempre aparecia em outros episódios, tendo participação importante na trama. Isso será seguido por todos os adaptadores das histórias de Lobato. No próprio universo de lobato, na histórinha O Marquês de Rabicó aparece uma bruxa que transforma Dona Benta em tartaruga e Tia Nastácia em pássaro. Lobato poderia ter colocado a Cuca para ser essa bruxa, mas não o faz. Já na TV a Cuca passará a aparecer sempre nos episódios, salvo algumas exceções.
Essa Cuca de 1977 teve outra particularidade: a comicidade de seu personagem. Apesar de assustar a criançada, a Cuca era muito cativante. Lembro-me, por exemplo, quando Pedrinho e o Saci encontraram a Cuca dormindo( a jacaroa dormia e ronacava. E a medida que roncava atirava a perna para o ar. Isso era muito engraçado, na época).
Outra grande informação a ser acrescentada é que aí nasceu também o formato da Cuca. Apresentar a Cuca como uma jacaroa de peruca loira foi uma criação dos produtores do sítio de 1977. Embora descerva dessa maneira no livro, Lobato não deixa claro se a Cuca do Sítio é uma velha com cara de jacaroa ou uma jacaroa com cara de velha. Seja como for, essa imagem foi imortalizada e até hoje se usa nas adaptações, com execção do episódio de 2007, onde a Cuca era interpretada por Solange Couto, com pele verde e dentes pontudos. Antes de 1977, a Cuca já havia aparecido no filme O Saci(1951), mas a atraiz que fazia a cuca nesse longa a fazia com aparência de velha e não de jacaroa.

Primeira versão da Cuca na televisão: 1951 no filme O Saci, a atriz M.Meneguelli interpreta a Cuca, uma velha com cara de bruxa.